Mark Gerald

Martins

Web Developer


Meu blog

Seja bem vindo ao meu blog! Aqui trato assuntos ligados ao desenvolvimento web, php, mysql, frameworks, ide´s, e-commerce, cms´s, seo e muito mais!

Experiência – do Mac para o Ubuntu(temporariamente)

junho 17, 2014mark0 Comentário

Mac-LinuxHá 6 anos trabalho com o Mac OS X. Comecei com um “hackintosh”, depois fui para um Macbook Pro(que uso até hoje) e em casa tenho também um Mac Mini. Na ultima semana o HD do meu Macbook Pro de 2010 “foi pro espaço”. Comprei um SSD, mas leva um tempo ainda para chegar.

Neste meio tempo, na empresa em que trabalho tenho uma máquina com Windows a disposição(eu trabalhava com meu próprio Macbook). E trabalhar com desenvolvimento web utilizando a linguagem PHP no Windows, convenhamos é horrível!

Acabei instalando a última versão da distribuição Ubuntu (Linux) nesta maquina, e estou gostando muito!

Trabalhei algum tempo com Linux em desktop, porém após isso minha experiência com Linux foi sempre em servidores. Em uma agência de publicidade, a qual tive sociedade, além de desenvolvimento, fui responsável por servidores Linux com CPanel, e ainda realizo este tipo de trabalho. Após alguns anos, vejo o quanto essa distro evoluiu e pode ser uma ótima alternativa para quem desenvolve em php.

As vantagens de qualquer distro Linux para quem desenvolve em PHP é a “natividade” de servidores web, como Apache e o próprio PHP instalado com apenas 2 ou 3 comandos.

Sem falar que o seu ambiente de desenvolvimento vai ficar muito mais parecido com o de produção(em suma maioria, servidores Linux), o que vai lhe trazer maior produtividade ao colocar sua aplicação em desenvolvimento.

O que me fez me apaixonar pelo Mac, foi ele ser um S.O. “unix like” com a mesma facilidade de instalação/configuração do Apache, MySQL e etc, e claro a facilidade de ter muitos softwares que existiam apenas no Windows, nele também.

Atualmente utilzo como IDE o PHPStorm, e outras ferramentas do meu dia a dia são: MySQL WorchBench, Git. Trabalhar com Git no Windows, é bem sofrível, todos nós sabemos. No Mac e Linux isso é mais “nativo”. Sem falar na geração de chaves SSH, muito facil em ambientes Unix.

O unico “problema” que encontrei para utilizar o Ubuntu num ambiente corporativo, foi a configuração de um email utilizando o Exchange. Bastando uma busca no google, problema resolvido! Instalando e configurando o “DavMail” vc pode utilizar qualquer cliente de email com Exchange sem problemas.

De resto, Skype, Chrome, e até o Viber para desktop, já existe há um bom tempo para varios distribuições Linux, inclusive Ubuntu e Debian.

Editor de imagens, todos nós conhecemos o Gimp, e ele é tão profissional quanto o Photoshop. Quanto ao Pacote Office, este realmente não existe nativamente para Linux. Porém o Ubuntu vem com o LibreOffice instalado, que é uma alternativa. Para quem precisa realmente da suíte de aplicativos da Microsoft, utilizando softwares como o PlayOnLinux, é possível instalar vários aplicativos do Windows(facilmente) no Linux., através do Wine.

Há 14 anos trabalho diretamente com Linux, porém há alguns bons anos, “abandonei” o ambiente desktop das distros. pois em uma época senti falta de muita coisa. Hoje, o que se vê é uma evolução tremenda, principalmente do Ubuntu, tanto para desenvolvedores, quando para usuários comuns.

Meu HD SSD chega nos próximos dias, e estou pensando seriamente em continuar com o Ubuntu, instalando nele. Quem sabe?

Share Button

Deixe um comentário