Mark Gerald

Martins

Web Developer


Meu blog

Seja bem vindo ao meu blog! Aqui trato assuntos ligados ao desenvolvimento web, php, mysql, frameworks, ide´s, e-commerce, cms´s, seo e muito mais!

Curso – Aplicativo com Ionic e API com Symfony3 – Introdução

julho 5, 2016mark0 Comentário

Symfony3 + IonicDepois de um longo inverno sem posts, volto com tudo galera! Está é uma série de tutoriais/curso, onde iremos montar um App com Ionic e uma API com o Symfony 3.

Primeiramente, vamos fazer uma leve abordagem e descrição sobre as tecnologias utilizadas

Backend – Symfony 3

O Symfony é hoje, sem dúvida alguma(na minha opinião, claro! rs.) , o melhor framework PHP do mercado. Tanto é que, há outros frameworks, como o Laravel, que se utilizam de seus módulos/bundles. CMS´s totalmente reescritos como o Drupal e o EzPublish, utilizaram o Symfony Full Stack como base.

A nova versão trouxe melhorias, porém quase que total compatibilidade com a anterior. As alterações necessárias em migrações, são pouquíssimas.

Os “bundles” do Symfony, dão mais “vida” ainda a este framework.  Por isso, iremos utilizar 3 “bundles” que facilitarão e muito nosso trabalho! O primeiro deles, é o FOSRestBundle!

Desenvolvido por um grupo de usuários do Symfony(FOS = Friends Of Symfony), este bundle facilta todo o trabalho na criação de API´s Rest. Detalhes técnicos, mostraremos durante as próximas etapas!

Outro Bundle do mesmo grupo, é o FOSUserBundle. Este bundle, facilita a utilização do “security” do Symfony(que já é bem fácil) para tratativa de acesso e permissões. Ele assim como o FOSRestBundle, apesar de ser desenvolvido por “terceiros”, faz parte da documentação oficial do Symfony.

Todos aqui conhecem o OAuth2(espero). Framework de autorização aberto, utilizado pelo Facebook, GitHub e etc. Utilizaremos ele, através do Bundle HWIOAuthBundle, que nos auxiliária no login via redes sociais, de forma fácil, segura e eficaz.

App – Ionic

Para quem não conhece, Ionic é um framework criado no final de 2013 que visa a criação de aplicações híbridas para dispositivos móveis(iOS e Android). Apenas com HTML5 e Javascript, construiremos nosso Aplicativo, com Login Social, e consumo da API que construiremos com o Symfony.

O Ionic, utiliza o Angular, portanto se você conhecer um pouco dele, terá um caminho um pouco mais fácil, mas se não tiver, fique tranquilo, abordaremos tudo desde o início!

Próxima Etapa – Instalando Ambientes

No próximo post(pretendo fazer em 1 semana), abordaremos a instalação dos ambientes de desenvolvimento. Apesar de pessoalmente, utilizar o Vagrant(não sabe o que é? Quer um curso/tutorial? Deixe nos comentários sua resposta!) como ambiente de desenvolvimento, vamos utilizar o php nativamente, para facilitar o trabalho.

Daremos o primeiro passo, com “dicas” de instalação de ambientes “prontos”. No Windows o “Wamp“, assim como sua configuração para utilização do PHP via linha de comando, assim como instalação do composer. No Mac Passerei as dicas de instalação e configuração do “Mamp“. No Linux… cara se você usa Linux, eu creio muito que você já tenha um ambiente instalado(rs.), vou apenas passar algumas dicas.

Para o aplicativo, é necessário instalarmos o NodeJS, necessário para a instalação do Ionic, faremos isto também na próxima etapa.

Passos Seguintes

Após instalar e configurar nosso ambiente, partiremos para a instalação e configuração inicial do Symfony e Ionic, realizados na terceira etapa. A partir daí, começa a “bricadeira” de verdade!

 

Nos falamos na próxima semana, até mais!

Share Button

Deixe um comentário